Como lidar com o estresse do dia-a-dia?

O estresse são as reações que apresentamos diante de um estímulo que nos tira da nossa zona de conforto, o estresse pode ser negativo ou positivo, geralmente o estresse negativo é o que vem em forma de pressão excessiva e que dificulta a nossa rotina de vida, fazendo com que as situações sejam encaradas como problemas maiores que de fato são, os estímulos também podem ser externos ou internos. Cada indivíduo é único, o que torna cada reação singular diante de qualquer estímulo, pessoas diferentes reagirão de formas distintas a uma mesma situação. O excesso desse estresse negativo pode ocasionar problemas de saúde, nas relações interpessoais e até nas relações intrapessoais, por isso saber lidar com as o estresse do dia-a-dia é muito importante em nossa prática diária, logo abaixo estão listados algumas dicas para melhorar a qualidade de vida e assim também diminuir o impacto do estresse em nossa vida.
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<!————<strong>Alimentar-se de forma balanceada</strong>

Manter um alimentação saudável também é um fator importante na prevenção ao estresse, ter pratos equilibrados ajuda o organismo de muitas formas, ter um consumo adequado de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bem-estar do organismo. “Se o nosso organismo recebe esses nutrientes naturalmente ele irá funcionar melhor, aumentando a energia e vitalidade que precisamos para enfrentar os problemas do cotidiano.

<strong>Fazer Exercícios físicos</strong>

Os estímulos podem ser externos ou internos. Cada indivíduo é único, o que torna cada reação singular diante de qualquer estímulo. Pessoas diferentes reagirão de formas distintas a uma mesma situação.

O estresse pode ser negativo ou positivo, geralmente o estresse negativo é o que vem em forma de pressão excessiva e que dificulta a nossa rotina de vida, fazendo com que as situações sejam encaradas como problemas maiores que de fato são, o excesso desse estresse negativo pode ocasionar problemas de saúde, nas relações interpessoais e até nas relações intrapessoais, por isso saber lidar com as o estresse do dia-a-dia é muito importante em nossa prática diária, logo abaixo estão listados algumas dicas para melhorar a qualidade de vida e assim também diminuir o impacto do estresse em nossa vida.—————————————–>

<b>Alimentar-se de forma balanceada</b>

Manter um alimentação saudável também é um fator importante na prevenção ao estresse,ter pratos equilibrados ajuda o organismo de muitas formas, ter um consumo adequado de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais é essencial para o bem-estar do organismo. “Se o nosso organismo recebe esses nutrientes naturalmente ele irá funcionar melhor, aumentando a energia e vitalidade que precisamos para enfrentar os problemas do cotidiano.

<b>Fazer Exercícios físicos</b>

A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental, durante o exercício acontece a liberação de hormônios que otimizam o funcionamento do corpo. “A adrenalina age na redução do estresse, o cortisol atua como anti-inflamatório, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no fígado, o GH (hormônio do crescimento) transmite bem-estar e a endorfina produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono”, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine.

<b>Melhorar a qualidade do sono</b>

O nosso corpo preciso de descanso para repor as energias e liberam substâncias que durante o sono são potencializadas para manutenção da parte fisiológicas, o estresse prolongado funciona como uma agressão ao nosso organismo. E dormir bem é uma das melhores formas do corpo se recuperar desse tipo de ataque, o horário ideal vai depender de caso organismo, mas de acordo com a associação brasileira de sono a quantidade de sono deve ser em ter 6 horas e meia a oito por noite, pessoas que dorme pouco geralmente tendem a apresentar maior irritabilidade durante o dia ou indisposição constante

<b>Praticar exercícios de respiração</b>

Em momentos de ansiedade voltar a atenção para sua respiração ajuda a controlar a ansiedade e a regulação dos batimentos cardíacos nas situações mais diversas, por isso respirar fundo antes de tomar uma decisão importante pode ajudar a frear o ímpeto dessa emoção na ação.

<b>Buscar atividades que gerem prazer</b>

Muitas vezes a rotina do dia-a-dia nos faz achar normal que vivamos estresses negativos o tempo todo e de fato isso não é uma verdade, para melhorar nossa qualidade de vida devemos encontrar durante o dia atividade prazerosas, que gerem qualidade de vida, elas podem ir de um simples observar a natureza a praticar uma aula de dança, tudo que venha gerar prazer é algo que deve ser colocado em nossas atividades diárias.

<b>Use a Tecnologia a seu favor</b>

Por diversos momentos os aplicativos acabam ocupando grande parte do nosso dia-a-dia, e isso faz com que deixemos de apreciar o convívio com família e amigos, por isso é de extrema importância usar a tecnologia a seu favor e não ficar refém dela, muito cuidado que o uso excessivo das redes sociais pode prejudicar as suas relações em todas as esferas.

<b>Mantenha sua mente ativa</b>

Estar em constante aprendizagem é muito importante para manutenção da vitalidade do seu cérebro e para estar realizando atividade que saem da sua zona de conforto pode ser um passo em direção ao bem estar, neste ciclo do ensino a distância temos um curso livre denominado: Como prevenir e controlar o estresse, que está disponível nesta plataforma, sugiro que se o assunto interessou de prosseguimento fazendo nosso curso. É gratuito e formulado para que você possa aumentar sua qualidade de vida.

2 comentários em “Como lidar com o estresse do dia-a-dia?”

  1. Jorge Augusto da silva

    Boa noite!
    Todas as pessoa tem estresse ,só podemos amenizar a situação ,se conseguirmos
    Ter o descanso necessário e de controlar os nossos afazeres com tranquilidade.

  2. Jorge Augusto da silva

    Boa noite!
    Todas as pessoas tem estresse,devido a corrida do dia a dia e os problemas que aparece sem que procuramos ,dormir e se alimentar bem é um dos fator favorável para a amenzar essa situação.

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